Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

salve os Velhos....


Entrou maio e os gerentes de supermercado, que não são burros nem nada, enchem gôndolas de vinho licoroso que alguns só vendem nessa época, porque é o que agrada aos Pretos Velhos. (Outro dia surgiu uma questão se devemos grafar ou não com maiúscula: devemos grafar com maiúscula nomes de entidades que possam levar a confusão sem ela, como Crianças, Boiadeiros e assim por diante).
Ainda há muito preconceito entre praticantes dos cultos afro-brasileiros; e contra eles nem se fala. Ontem mesmo 6 de maio o Globo não publicou na 3a página do caderno cultural que Fulano, “outro supersticioso”, tomaria banho de pipoca?! Os "demais supersticiosos" eram membros de uma família de atores ligada ao candomblé; telefonei na mesma hora para a redação.
Mas o 13 de maio é hoje data só da Umbanda, a grande festa dos Pretos Velhos. Eles trabalham de formas às vezes curiosas; uns anos atrás eu estava numa reunião pre-natalina pluri-religiosa, em que nos havia sido pedido para formar grupos de três e falar cada um de nossas religiões. No grupo em que eu estava um distinto senhor, representando uma “religião de base alemã” (sic) declarou assim que sentamos, - Que bom estar aqui com vocês! Agora pergunto a vocês, o que é que um Preto Velho teria a oferecer? - Obviamente rebati, apesar de “passada” como se diz. No dia seguinte eu estava numa palestra sobre Angola e senti um desejo imperioso de desenhar no papel e lápis que nos havia sido fornecido para anotar perguntas, e assim ganhei de presente do meu guia a Moça das Ervas, que é a minha assinatura visual no cartão e no portal. Nesse ano fiz cartões de Natal com essa imagem, e permaneci muitos meses ainda naquela associação pluri-religiosa com um cartão na bolsa até me convencer que envergonhado sem dúvida, aquele distinto nunca mais daria as caras por ali. Aí, saí eu também.... Salve o Treze de Maio.

Nenhum comentário: