Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

meio cheio ou meio vazio?

O copo está meio cheio ou meio vazio?
Em nada difere a manchete do outro dia (o presidente promete que o desmatamento cairá para 80%) da declaração da véspera (o presidente declara que não pode haver desmatamento zero).
Por insuficiente que seja, por reação à atitude da ex-ministra Marina que seja, a declaração é algo. Porém como todos sabem a letra da lei não vale sem a sua aplicação. O ministro do Meio Ambiente é taxado de viado por aqueles políticos caricaturais que ainda consideram meio ambiente coisa de viado, e isto um sério pecado.
Outro dia o Globo publicou referência a um estudo segundo o qual o crescimento de árvores estaria desacelerando, relativamente, o aquecimento global. Não sei que continuidade teve esse estudo, se os fatos corroboram ou não. Mas não precisa ser bruxo para imaginar que mais árvore = menos aquecimento.
Em Brasília e mundo afora, nem todos se conscientizaram ainda de que sem folhas, sem árvores e matinhos pelo chão, tudo faltará, á água das piscinas particulares que há trinta anos venho dizendo precisam ser proibidas, o surubim, os coletes e as perucas... Mas aqui no Rio continuamos a sofrer com a Fundação Parques & Jardins, cuja filosofia parece ser ignore, que uma hora se calam. O cortado (pela Companhia de Limpeza Urbana) não é reposto, um canteiro adotado por não sei que loja que decidiu fazer uma cerca baixa de bambus cortadinhos mereceu repreensão (não sei se ficou só nisso ou foram lá proibir), alguns locais onde HOUVE árvores receberam calçamento para que não ficassem vestígios (um exemplo entre outros? A palmeira que ficava no Largo do Machado, oficialmente rua do Catete na saída do metrô) outros nem isso, a cratera acumula chuvas. Não queremos calçamento nos buracos, queremos ÁRVORE!!!!
Faça como aquele cidadão inglês já aqui mencionado, como o sr João cá do bairro, como mais este e aquele, ignore os burocratas que ignoram você, plante aonde seja, e depois não esqueça de proteger!

Nenhum comentário: