Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

domingo, 25 de outubro de 2009

ainda sobre árvores e canteiros

Aí vão os dados que faltaram da outra vez, que estudo era aquele sobre crescimento EXCEPCIONAL de árvores reduzindo o aquecimento global (heheeee.. localizei o recorte... se havia traspapelado, segundo a maravilhosa expressão castelhana). É da Universidade de Leeds, e foi divulgado pela mui séria revista Nature. Os pesquisadores não sabem o porquê, mas suspeitam que as emissões de CO2 podem estar servindo de fertilizante!
Outra coisa que infelizmente preciso acrescentar é que na minha própria esquina, onde havia um canteiro vazio que eu decidira adotar, na manhã seguinte amanheceu tapado.. não empoça mais.. e não é mais um canteiro. Mas vou reclamar com Parques e Jardins até porque não me compete e mim furar o cimento indevidamente colocado com essas mãozinhas.
Há uma curiosidade na rede sobre aguaí e suas sementes. Após pesquisa e a grata ajuda de pesquisadores mais antigos, alguns dos quais vocês acharão no google se forem lá, resulta que aguaí é o nome paulista de chapéu-de-napoleão, que tem vários nomes populares ainda; e mais de um nome científico (isso não é raro), sendo o mais comum Thevetia com alguma coisa depois, por exemplo Thevetia peruviana.
Como o nome já diz é originária desse continente, da Amazônia segundo algumas fontes, e as sementes com que estou começando a me familiarizar têm, dizem, grande poder de cura. A Umbanda usa pouco, o candomblé usa mais, e pertencem a Omolu/Obaluaiê, orixá da cura precisamente. Quem quiser ver o pé, que é lindíssimo e dá flor o ano inteiro, há por exemplo duas na esquina de Real Grandeza com Voluntários, em pleno Botafogo!

Nenhum comentário: