Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

sábado, 19 de setembro de 2009

joão pestana está chegando: narcolepsia e insônia

Às vezes o sono não chega. Há vários tipos de insônia, e ninguém está livre de alguma noite mal dormida: insõnia pode ocorrer pontualmente em momentos de euforia ou ansiedade. Se a insônia é crônica, acupuntura pode ajudar e muito. Acordar regularmente no meio da noite sugere problema na energia do sistema hepático. Evite tomar bolinhas ou daqui a pouco elas mandarão em você junto com a insônia. Qualquer que seja o tipo, os médicos recomendam levantar e fazer algo (um chá de alface, de hortelã?) ou acender a luz e ler. Mas se o corpo pedir ficar deitado, fique! com os olhos fechados. A pior maneira de viver uma insônia e deitado de olho aberto, já que o olho gasta uma energia absurda. Relaxe, respire, faça ginástica facial, crie um poema...
Em todos os casos observe o quarto. Ideal é pouca tralha espalhada, pouco eletrônica, e fiações encapadas aonde houver fios. Macarronada definitivamente não é boa idéia, aliás, na casa inteira. E janela aberta, claro. Cortina aberta ou fechada é opção de cada um.
Pior ainda que a insônia é o seu oposto, a narcolepsia.
Vai desde a leve e intermitente, a pessoa adormece por exemplo no cinema ou diante da TV só quando se sente triste ou angustiada; até a mutilante, terrível, que fulmina a pessoa no meio de uma frase e pode causar acidentes e mortes. Não é normal (embora seja freqüente) adormecer SEMPRE no cinema ou no teatro.
Poucos países a identificam. Nos Estados Unidos há mais de um instituto especializado, e confirmando o que acabo de dizer do estado de espírito, tratam a pessoa com euforizantes. Saber que se é narcoléptico já é um começo para deixar de ser um. Mais uma vez acupuntura pode evitar o uso de euforizantes (que trazem outros problemas, como o de memória em alguns casos) porém a tendência a narcolepsia a pessoa carregará sempre, independente do tratamento escolhido, como outros têm tendência a pressão alta. Saber disso ajuda a corrigir o que dá e aceitar o que não der.
Sono no lugar certo, em local arejado, respirando bem: aproveite os seus sonhos!

Nenhum comentário: