Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

domingo, 27 de setembro de 2009

cheguei!!!

27 de setembro é dia de Cosme e Damião, data que nestas plagas corresponde ao início da primavera (o termo significa algo como antes do verão; in-verno é o "não-verão") o que é bastante adequado para santos assimilados às Crianças. Como quase todos sabem os santos não eram nada crianças, tanto que foram martirizados (creio que de uma das formas mais rápidas e suaves que os bons romanos conheciam, mal menor para os santos irmãos) e exerciam a medicina. Estão no rol de santos que o Vaticano decidiu que não são mais santos, entre os quais, se não me falha, está até mesmo São Jorge nosso Padroeiro.
Imagino que não realizaram milagres comprovados o bastante, e não me cabe entrar no mérito da tabela de valores do Vaticano, que não considera o martirírio suficiente para o seu processo de canonização; processo por sinal mui interessante mas vocês pesquisam alhures, tá?
Sendo irmãos na vida e no martírio, Cosme e Damião no Brasil foram inevitavelmente assimilados pelo conceito banto de gêmeos, ma-baça; por este conceito a criança nascida após o par de gêmeos tem a espiritualidade mais forte, daí nos vem o Doum de nossas giras, e as estatuetas dos santinhos com Doum no meio que só umbandista compra. Acredito inclusive que ser São Jorge o nosso Padroeiro seja mais outra influência africana, já que a Padroeira-mulher é Nossa Senhora Aparecida; o raciocínio afro-brasileiro se pauta por duplas macho-fêmea assim, a começar pelas Crianças que geralmente vêm aos pares para cada médium. Para o Vaticano creio que só tenhamos oficialmente a Aparecida.
Às Crianças incorporadas nos cavalos (erê não é bem isso..) se pede alegria e saúde, unidade na família e coisas afins, e da mesma forma aos santos irmãos. Não peça apenas, faça algo pelas crianças que estão no mundo. Seja pai ou mãe responsável; não ponha criança no mundo para largar na mão de terceiros. Lembro de um amigo que dizia, ele fez tudo pelo filho, aula de inglês, de jiu-jitsu, o garoto ganhou videogame e não tem amizade pelo pai. Desde quando essas coisas são amizade e educação? Criança. se deixar, pede o mundo, não significa que deva ganhar. Um quarto cheio de brinquedos não vale o diálogo, o carinho e o bom exemplo. Que a Beijada dê bom caminho aos que chegaram e aos que estão chegando, que possa proteger cada um de nós!

Nenhum comentário: