Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

das boas medidas

presidenciafpj@pcrj.rj.gov.br ou smac@pcrj.rj.gov.br
ouvidoria_comlurb@rio.rj.gov.br
Prezados, estes contatos são os de quem não está fazendo o combinado (Fundação Parques e Jardins) ou agregou nova tarefa às antigas e não a sabe realizar (a Companhia de Limpeza Urbana). A diferença é que a Comlurb segue cortês e atenciosa, que a sua ouvidoria FUNCIONA pelo menos no nível atendimento; e a FP&J resolveu seguir o modelo da Net, da Oi, da Claro et caterva.
Tudo é questão de medida. Remover, a Comlurb, uma árvore doente ou seca, como na minha esquina, está correto (já que P&J não quer mais fazer isso). Sair cortando árvore viçosa porque encasqueta, ou quiçá mais perversamente não consta da lista de plantadas pela FP&J e sim foi um morador ou porteiro que plantou, como desconfio! com motivos!! já ultrapassa o bom senso e agride ao meio-ambiente e à cidade inteira. Se o critério é cortar o que atinge a rede de luz então teremos uma cidade pelada. Que se embutam os fios se o problema é esse! e que a FP&J, que nada faz além de embolsar salários, replante tudo que foi cortado, doente ou saudável, conforme o bairro tem solicitado.
Pretendia falar, e falo, focando as boas medidas, de como o bom senso é importante. Há uns anos atendi um cidadão que convalescia de câncer, ia morar com a noiva no Norte e queria uma única sessão de acupuntura. No finalzinho sacou um papel do bolso e mandou: sei que não tem nada a ver, mas olhe essa listinha de coisas que tomo todo dia.
Vi ginseng, gingko, amendoim, nó-de-cachorro, pau-pra-tudo, guaraná em pó e catuaba entre outras coisas. Caí na gargalhada e perguntei se funcionava. Assegurou que sim (pudera!)
Eram 17 substâncias. Mandei suspender tudo por uns dias menos a castanha de caju para eu analizar com calma. Expliquei que TODA fitoterapia deve ser tomada MODERADAMENTE, sem exceder a medida. E a medida é nunca mais de um mês uma erva corrida. Se for em dias avulsos, não há problema.
Resultado do estudo: a metade das substâncias PODIAM trazer tumores se tomadas direto, e por terem sido tomadas direto, sem medida, trouxeram. A sorte do cidadão é que o câncer não pegou na próstata, senão... nem nó-de-cachorro nem amendoim...
Meçamos. Avaliemos. Respeitemos os limites. E escrevamos para esse famigerados órgãos públicos que sem sentido da medida estão assassinando a vida da cidade.

Um comentário:

Blog Dri Viaro disse...

Oi, vim conhecer seu blog, e desejar boa semana
bjsss

aguardo sua visita :)