Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

das cores da gorduras e da medicina chinesa

Deu no Globo de domingo 7 de junho. É como um novo órgão do corpo!

Quem diz não sou eu, é um premiado professor da Bioquímica Médica da UFRJ, que vem se dedicando a estudar a tal gordura escura do organismo humano, descoberta há pouco tempo nos adultos. Tem a ver com o metabolismo. Com o calor gerado pelo organismo de cada um. Com digestão.

Isso lembra alguma coisa a você, caro praticante de acupuntura? Um órgão que não é órgão, é uma função, possui pontos e tudo e tem papel fundamental?

Sempre bom lembrar nessa hora que décadas atrás um médico coreano particularmente sortudo, persistente e iluminado conseguiu ver alguns meridianos exatamente onde havia muitos séculos a acupuntura dizia que estavam. Não foram muitos, os demais revelaram-s demasiado sutis para a geringonça usada: um ou dois e metade de outro. Fosse só esse meio meridiano já era muito... estava lá para tirar a teima dos teimosos.

Acrescento que outro dia espetara um ponto do pé para tratar câimbra na batata da perna. Meu gato, que observava tudo, aproximou-se e pôs-se a lavar com cuidado o percurso do meridiano em questão, na batata da perna. Agüentei as cócegas pelo amor da ciência e do gato. Meu gato sabe muita coisa mesmo. Mas acupuntura não é uma delas.

E agora, lemos no jornal essa nova descoberta.

A medicina oficial, graças lhe sejam dadas, sabendo oficialmente falando menos acupuntura que meu gato, acaba de descobrir o Triplo Aquecedor!

Nenhum comentário: