Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

domingo, 14 de junho de 2009

santo antônio era menino, benedito era rapaz...

Este ano o dia de Santo Antônio caiu na fase minguante da Lua; o plenilúnio foi dia 7. Os dias entre o plenilúnio e a Lua Preta são mais adequados a limpar e corrigir do que propriamente construir. A chuva torrencial que caiu dia 12 confirma isso, para quem está no Rio.
13 de junho nas religiões afro-brasileiras é dedicado ao orixá Exu, que vibra em nosso primeiro chacra. Ou seja, representa o instinto vital, tanto no movimento (membros inferiores) como na sexualidade.
Naturalmente, seria demonizado pela Igreja; e nem é de se espantar que viesse a corresponder através do sincretismo a Santo Antônio, santo casamenteiro, a única forma palatável aos padres que se conseguiu achar para falar de sexualidade.
Dedicarem-lhe hoje o primeiro dia útil da semana faz sentido; se os dias fossem os sete chacras principais, segunda-feira seria o primeiro.
Exu não é um orixá "do mal". Quem pode optar por trabalhar por este lado é o terreiro ou o médium. Instinto vital pode ser vivido de várias formas: você poderia vivenciar o seu como Átila ou Gengis Khan, expandindo-se às custas alheias, estuprando e engravidando mulheres; nem por isso deixa de haver formas mais construtivas. A deformação não deve refletir no cerne. Meu guia na gira de Exu já cantou para uma criança doente, a pedido da mãe e com permissão do zelador: fortalecendo o instinto vital.
Exu tem a particularidade de ser macho e fêmea (representa a sexualidade do gênero humano, não de metade deste) e os filhos de Umbanda pertencem
sempre a um guia homem e a um guia mulher, a popular Pòmba-Gira.
Pois bem: em certas regiões de Portugal cultua-se um Santo António Hermafrodita. Será que os primeiros devotos sabiam dessa? artes do orixá Exu!
...corre corre Santo Antônio, quero ver quem corre mais!

Uma das referências para Santo Antônio de Lisboa Hermafrodita é: ESPÍRITO SANTO, Moisés- Origens orientais da religião popular portuguesa seguido de Ensaio sobre toponímia antiga. Lisboa: Assírio & Alvim, 1988.

Nenhum comentário: