Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

sexta-feira, 13 de março de 2009

em defesa da coca

Não é o refrigerante. Nunca vi sentido em poluir o organismo com água batizada com trocentas químicas diferentes, e isso vale para qualquer marca... Não é muito menos o pó branco, mas ele tem a ver com o que vou dizer. E em tese, na bebida havia -haverá ainda- traços do extrato da planta, que era vista como um estimulante, e é.
Ente quatro ou cinco textos que desejo publicar aqui neste espaço, defender a folha coca atropelou todos os outros.
Defendo a folha e o seu plantio. Não tenho procuração para defender Evo Morales que já é bem crescido e se vira sozinho. E não é de hoje que defendo, isso vem de antes do político em questão se eleger. Defendo por uma questão de bom senso e de consciência.
Foi-se o Bush e ainda vem gente falar de acabar com a coca.
Primeiro, é uma folha. Será que alguém acha interessante erradicar uma folha? será que os tempos não estão mais para plantio e preservação?
Segundo, é uma folha terapêutica. Que absurdo é esse de querer erradicar remédio? Vendido livremente nos Andes é o mate de coca contra o temível sorocho. Achar que coca é cocaína é taõ idiota quanto achar que cânhamo é maconha. Mas não faltou no BR político que dissesse, e jornal que publicasse. Num exemplo menos polêmico, batata não é datura e quiabo (Hibiscus esculentum = suculento) não é hibisco ornamental.
Terceiro, é uma folha sagrada, usada entre outros na divinação: de uma forma parecida com a mais primitiva de todas as formas de jogar I Ching, com algo muito semelhante a um búzio gigante. Esse é UM uso xamânico, que um xamã me contou; não tenho dúvidas que calou mil outros e fez ele muito bem.
Por fim, dos desmandos dos viciados a natureza não tem culpa. Seria igualmente lógico, e até mais, eliminar a toda a raça humana de uma boa vez porque entre nós abundam pedófilos, sádicos, poluidores, assassinos e políticos corruptos (olha o oxímoro aí gente!).
A solução não está em responsabilizar a folha. Está em educar a sociedade, não compactuar com o tráfico, higienizar as polícias e tutti quanti. Está em "vender" às pessoas auto-estima e conhecimento, em vez de consumo desenfreado. Está em você, que compra pó da mão do "avião", ser responsabilizado criminalmente: basta de achar que só o traficante pé-de-chinelo tem de ir preso. Você faz parte da pirâmide de morte.
A coca como coca, folha sagrada, não faz.

Nenhum comentário: