Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

sábado, 21 de março de 2009

lavando o passado

Com pouco tempo, aproveito pra mandar essa novidade: tem um artigo meu publicado na Revista do IGHB de Salvador. Parece que não se acha aqui. E pela rede é uma complicação... Não encontrei nenhum artigo no botão correspondente no portal da revista, quanto mais o meu...
Sei que alguns leitores do blog já viram, aos outros só posso pedir que esperem até que um dia o amado mestre de rede, agora pai de uma filhinha, inclua como adendo no botão LIVROS & do caminhodasfolhas, junto com outras coisas que estão na fila.
O artigo é basicamente sobre lavadeiras no Brasil, chama-se Sabão em mão de lavadeira e além de expressões e ditados correlatos, como esse, menciona entre outras coisas algumas das folhas que elas usam, como a de mamoeiro e são-caetano.
E quanto a estas receitas para clarear a roupa, quero dividir um presente que ganhei; não entrou no artigo mas vai entrar no livro, que procura editora: obrigada à antropóloga Alice Inês Oliveira Silva por me indicar que aqueeele sabonete que nove entre dez estrelas preferiam é a melhor coisa para tirar manchas mesmo velhas. Ela só usa no tanque! Agora sabemos por que motivo as estrelas já não fazem mais essa propaganda.. imagina o que não fará na pele?
Ela também indicou um trecho de Pedro Nava onde dão a receita de como usar a famosa bosta de cavalo. Bem, mineiro sempre faz tudo diferente, de forma que Nava indica de BOI. Como usa? Uai sô! ferve junto com a roupa... e folha de mamoeiro...
Se você naõ gosta da idéia use o sabonete, minha flor.. Ah! ela diz que tem de ser o branco. Boa sorte!

Nenhum comentário: