Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

salve os caboclos!

Dia 2o costuma ser o da reabertura dos terreiros após o recesso de Natal. Nele se reverenciam as folhas e os santos a elas ligados: os caboclos, e os orixás Ossãe e Oxoce, este mais do que nunca este ano que ele veio regendo... O texto a seguir os homenageia. Salvem as folhas...
Era uma vez um índio; um não, muitas nações indígenas, cada qual com a sua forma de culto. E na terra desses índios havia muita violência.
Era uma vez um negro. Um não; muitas nações, cada uma com a sua forma de culto. E na terra deles havia muita violência.
Era uma vez um europeu, muitos europeus, cruzando os mares, chegando por cima da Calunga Grande. E na terra dessa gente então é que havia mesmo muita violência.
E o encontro dessas três raças, não podia ser de outro jeito, se deu em meio a imensa violência.
Os frutos desse encontro forçado tiveram, têm, um sabor amargo. Outros tiveram porém um sabor mais doce. Hoje, um desses frutos, a mais conhecida das religiões nascidas no Brasil, a Umbanda, saúda as suas irmãs do Norte, babassuê, jurema de caboclo, catimbó e todas as outras, pede respeito, pede paz e pede passagem. Que saibamos respeitar a diferença que está em nós e entre nós! Que o caminho da Umbanda nos dias de hoje seja pela paz! Salve o dia de hoje. Saravá Umbanda!

Nenhum comentário: