Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

tempo tempo tempo

Lua Preta. Bem, vocês podem chamar de Nova. Pra mim, Nova é só amanhã, quando nasce a primeira lua da fase. A fase que termina hoje terça é propícia a limpezas de todo tipo.
Não adianta ir contra o tempo, bom é usá-lo a seu favor, sabendo que um dia ele te devorará de todos os modos, como sabemos que convém. Ou não? Aqui no Rio por exemplo o tempo não estava maduro para o candidato verde, com ou sem trocadilho ao gosto do freguês. Valeu a tentativa. Mas muita gente estava votando não pelas idéias e sim contra Fulano ou Sicrano. Nunca vi eleitorado tão heteróclito.
As fases da Lua são um bom marcador. Algumas agendas trazem impressas as fases, que não correspondem ao que vemos no céu. Muitos de nós consideramos que Crescente é enquanto cresce, e que apos o plenilúnio começa a míngua, e nos programamos em conseqüência disso.
Idealmente, é bom evitar acupuntura no dia do plenilúnio e da Lua Preta, nos quatro dias anuais de solstícios e equinócios e, nos dizem, durante terremotos, embora não cogito quem fosse querer uma sessão de agulhas durante um terremoto. Creio que é um caso em que a prática se antepõe à teoria.
A representação da Lua e o Sol juntos, em determinada posição é o caracter chinês ming, brilho. Noutra posição é o caracter yi, mutação. Este é o significado do yi/i do I Ching, Livro Sagrado (ou Tratado) da Mutação.
Os ciclos destes astros regem nossos dias, nossos meses e anos mas ainda há outros ciclos, estelares, que permitem definir horários melhores ou menos ruins para as diferentes atividades. Esse é um ramo da astrologia chinesa que nada tem a ver com mapa astral; na verdade é geminada ao Feng Shui tradicional e pode ser aplicada de modo universal independente de quem nasceu quando.
O segundo turno da eleição caiu num dia por esse cálculo favorável a plantios e plantas; pode ser uma bênção oculta a não eleição do candidato verde, posto que ia sobrar muito pouco para elas no andar da carruagem que se estava vendo. Que elas possam preencher as nossas falhas e abençoar nossos acertos.

Nenhum comentário: