Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

ko si ewe...

Quebrando a minha norma de não comentar política, fiquei feliz, como umbandista, de ver eliminado o candidato da intolerância religiosa. Congratulo-me com o candomblé e os cardecistas, todos nós demonizados conjuntamente sob o rótulo de "espíritas", e com todas as demais correntes que não sejam a do candidato em questão, e sejam a favor da paz e da pluralidade religiosa.
Fiquei feliz também de poder votar com um mínimo de convicção no partido que usa a cor da folha por bandeira. A convicção é plena no que tange à folha... a minha dúvida quem a inspira sempre são os políticos, verdes ou azuis.
Não creio no mérito de um voto umbandista e mais uma vez tomando de arrepio bandeiras levantadas por aí, candidatos que têm por plataforma apenas se dizerem umbandistas inspiram-me pouca confiança. Se querem ser prefeitos e governadores, como haveriam de governar para um setor apenas? E desde quando professar alguma, qualquer, religião é automaticamente prova de honestidade e ética?
Espero que no governo ou fora dele, as Marinas Silva e os políticos que se valem da cor da folha façam o que todo umbandista deveria estar fazendo: cuidando da folha, propagando-a, conhecendo-a, aprendendo com ela, usando com moderação e respeito. Por mais carnívoro que você seja, o boi comeu folha. Sem ela não há vida. Ninguém come pré-sal nem quartzo liquido.
Sem folha não há água, sem água não há folha. Parem de construir piscinas. Ponham hortas e canteiros dentro. Como diz o ditado ioruba, ko si ewe, ko si orixa; ko si ewe ko si omi, orixa ko si.

Nenhum comentário: