Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

flores, florais, pássaros e outros bichos

Sangue-de-adão. Se você conhece a planta, provavelmente conhece por esse nome. Flores vermelhas quase sempre.. bem, às vezes são brancas... É uma sálvia, Salvia splendens, Salvia ignea, mas essa não se costuma comer (há muitas variedades de sálvia). E também não é a que dá barato... Com essa esplêndida sálvia se faz uma essência floral na linha de Minas. Na verdade com qualquer flor praticamente dá para fazer algum floral.
Não conheço o floral feito com a flor do camarão, mas não duvido que exista- há inúmeras linhas de florais, e só no Brasil há muitas. Qualquer um pode, seguindo condições básicas de luz, higiene e vibração que é o pulo-do-gato.
"Camarão" pra quem não está lembrando é aquela flor em forma de camarão, vermelha também e outras vezes amarelinha, cor até mais comum no Rio. O que as duas flores têm em comum é que atraem beija-flor. Em Belo Horizonte uns anos atrás plantaram um jardim público pensando nesses cuitelinhos. Só plantas que os atraem e plantas que possam florir em diferentes épocas para ele nunca ficar sem... Não sei a quantas ele anda, quem souber me conte.
Porém tudo que atrai, atrai o lado ruim também. Plantas de atração tendem a chamar muito parasita. O parasita de ambas é o mesmo, aquele bichinho branco com uma mancha escura, parecendo feito de pasta de dentes. Tendem a grudar na própria flor assim que começa a querer brotar. Lave com água ou limpe um por um com a mão.
Bem, joaninha come tudo e preserva a planta... Com algum cuidado os camarões pelo menos se firmam (atraem caramujo, mas esses são mais fáceis de ver e tirar).
E a vantagem é imensa: néctar natural pros beija-flores.
Se você usa garrafinhas, não use nem açúcar nem mel nelas. Já quase todos sabem disso. Ainda assim, poucos sabem que o certo (em termos de garrafinhas) é arrancar TODAS as flores e pétalas, deixando a garrafinha "no osso"; a pressão vai manter a água lá dentro (provavelmente porque há vários furos simétricos). Se você não toma esse cuidado, pode estar oferecendo um veneno letal aos pássaros: aquele lodo negro que se cria facilmente. Por isso melhor lavar e renovar todo dia.
Dá trabalho? tou dizendo... Plante camarão e sangue-de-adão! Ou ponha uma vasilha de ágate ou vidro com água na sacada pra servir de pisicna e bebedouro... Também tem de lavar e renovar todo dia... você conhece algo que valha a pena e não dê trabalho?

Nenhum comentário: