Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

semeando com o vento

Quem não dispõe de quintal, mas tem uns palminhos de varanda, sacada, laje ou mesmo peitoril de janela pode criar algum tipo de jardim urbano por limitado que seja...
Isso nunca foi novidade. Tem gente com boa mão para, em espaços minúsculos, criar manjericão e outras ervas da panela. Não tenho essa sorte (e lembre, as revistas de jardinagem trabalham com fotos lindas que nem sempre representam a realidade... Os vasinhos estão na foto mas eu não freqüentei a casa pra saber se vingaram...)
Tem erva que não gosta de sacada, exige o contato com o chão e não raro com a própria terra. O tempo, grande professor, lhe dirá quais são.
Mas não despreze aquilo que o vento traz. Procure identificar o que brota espontâneamente ao redor da sua muda de gerânio ou buganvílea. Aproveite para aprender com as folhas, que elas lhe ensinarão muito mais do que botânica. Você poderá ganhar lindos presentes assim; e mesmo uma ervinha mais humilde que não chega a dar flor e que você chama de mato pode vir a ser uma erva forte e útil que cura resfriados, febres, ou aftas... Ou ainda, uma folha que depois você vai procurar no erveiro da esquina!
Não ferva a folha fresca ao preparar os chás; é o bastante para algumas ervas secarem no pé e nunca mais nascerem para você. Sementes e galhinhos secos podem se submeter à fervura, mas de um modo geral prefira a infusão à decocção...
Isso vale pras ervas frescas compradas no erveiro ou no hortifruti; você não quer que sequem os pés de onde vieram, quer?! Respeite as folhas, respire o vento, aproveite a hora e aprenda sempre que puder!

Nenhum comentário: