Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

na ponta da língua

Recentemente, relendo Rubens Fonseca me deparei com a expressão com o coração tremendo na ponta da língua.
Me impressionou porque justamente a língua é para a medicina chinesa considerada um "broto" do coração.
A cada um dos cinco órgãos principais, como lembrei anteriormente, corresponde uma parte da cabeça... e a língua corresponde ao coração, o que pode explicar por que treme, por exemplo, quando estamos ansiosos ou transtornados.
Em certas condições (adversas) pode mesmo inchar levemente, o bastante para que as laterais fiquem tropeçando nos dentes e até sendo mordidas sem querer... Língua gretada é má alimentação, fazendo ou não 3 refeições ao dia. Equilibre o excesso ou deficiência do que for.
A língua, como tantas partes do corpo, é um pequeno mapa holográfico do organismo. Tais áreas são reflexos de tais vísceras (órgãos ocos). Raiva ou medo podem fazer se desprender um leve sabor amargo ou salgado. O centro corresponde, como sempre na filosofia chinesa, que tão bem reflete o nosso organismo, à Terra, ou seja, ao estômago.
Por fim, a posição que a língua deve adotar até mantê-la durante o sono, é a da criança que mama. Ou seja, a pontinha no céu da boca, quas encostando nos dentes mas sem encostar.
A famosa posição de ioga. Ou yoga. Você decide, nessa eu não entro.

Nenhum comentário: