Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

domingo, 6 de julho de 2008

estudo de um caso I - escadas e escalas

Há muita confusão sobre o que seja Feng Shui inclusive na China, até porque durante a Revolução Cultural o estudo de artes taoístas foi proibido e hoje há mestres chineses de formação mista ou simplesmente intuitivos. O Feng Shui tradicional mesmo era destinado às sepulturas, (yin feng-shui); lá e cá hoje todos convêm que o planeta não comporta mais essa técnica que de todo tempo foi destinada a raríssimos privilegiados. O taoísmo hoje recomenda cremação.
Muitos crêem que pendurar badulaques tipo espelhos octogonais ou ideogramas seja feng-shui; não é bem assim. Uma das escolas mais eficientes de Feng Shui é a das Estrelas Voadoras.
Não são evidentemente as estrelas que saem voando, nem no céu nem muito menos na sua casa. O que se desloca segundo um determinado esquema, traduzido no céu por mudanças na aura de nove estrelas, é a energia. O famoso quadrado mágico, que nós conhecemos através de Pitágoras, apenas expressa esse "vôo".
Isso faz que Feng Shui bem aplicado seja uma coisa viva e mutante, como o mundo. As áreas regidas por tal ou tal energia sofrerão influências e mudanças ao longo dos ciclos. Pode-se favorecer ou reduzir essa influência segundo que está boa ou ruim. O que ativa as energias é o movimento.
A energia mais perigosa de todas corresponde a Terra negativa; durante 160 anos traz destruição para só durante outros 20 trazer dinheiro e fertilidade.
Moro num edifício construído durante a regência dessa estrela, o que acarreta a sua regência perene no centro do mesmo. Só foi bom na época da construção... Daí até um síndico estelionatário houve por aqui antes de eu chegar.
Contudo, não sendo área de permanência e sim de passagem, com boa vontade é possível ir levando. Até que...
Um síndico decidiu mandar lixar a escada. Lixa elétrica, movimento artificial, o mais contundente, durante dois dias inteiros. Não a melhor das idéias num condomínio pobre, talvez. Neste, com a tal regência no centro, ou seja na escada, detonou reações em cadeia, uma pior do que a outra.
Apontarei nas postagens seguintes, e sob outros aspectos, como fui afetada por isto. Começar do começo traz melhor visão do conjunto.
A horas tantas o síndico avisou que a poeirada (entrava pelas vedações de janelas e portas) havia acabado e que se poderia limpar a casa. Uma hora depois disso precisei sair e me deparo... com a lixa elétrica recém-ligada de novo, mandando poeira e barulho. Reclamei educadamente com o mestre de obras, Senhor! o senhor prometeu que havia terminado com isso!!
Ouvi então na escada um som estridente e agressivo: alguém repetia estou fazendo na MINHA casa!
Ora, se assim era, cabia fazer de portas fechadas - ou no mínimo avisar e desculpar-se previamente. E nem eram modos de falar. E isso declarei, e pedi à pessoa que se identificasse, até porque já havia identificado pela voz.
Exigi então mais respeito, inclusive porque sempre havia tratado cordialmente os membros da família. O diálogo se repetiu na íntegra, falas A e falas B, e um ano depois só cresceu se envenenou.
Como, é o que veremos proximamente..
E o senhor que mandou lixar a escada? está brigando com vários moradores e a atual administração, não quer pagar o condomínio do mês... Moral: cuidado! com movimento artificial!!!!!!

Nenhum comentário: