Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

com a orelha em pé

Reflexos, falando do nosso corpo, são áreas distantes de um órgão ou mesmo de outra área em que estes se fazem sentir; através daqueles, estes podem ser tratados; por este prisma os pontos de acupuntura são reflexos, mas normalmente se usa o termo para pontos e pequenas áreas dos pés, das mãos, da cabeça e principalmente das orelhas.
Uma das mais eficazes, senão a mais eficaz de todas as técnicas de reflexoterapia é a auriculoterapia. A sua origem é polêmica (chinesa? européia? se for européia, por que motivo os europeus empregam termos chineses para os principais pontos?) e como toda técnica de reflexoterapia pode ser usada independentemente da acupuntura sistêmica- ou seja a clássica, que trabalha pernas, braços e tal.
Porém combinando as duas o resultado é fantástico!
Ouve-se muito que o pavilhão auricular representa um feto de cabeça pra baixo, ou um recém-nascido. Bem... é verdade contanto que você não vá exigir ver um desenho anatomicamente perfeito.
Mas não faria sentido que a orelha correspondesse ao corpo humano e fosse tudo espalhado, o reflexo do pé ao lado do reflexo do olho, faria?
E já que estamos falando de orelhas, é verídica a tradição popular segundo a qual os ouvidos zumbem quando falam da gente... a vox populi inclusive afirma que zumbe à esquerda quando falam mal e vice-versa... o que ainda não foi comprovado... pelo sim pelo não fiquemos de orelha em pé!

Nenhum comentário: