Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

na palma da mão

Na palma da mão quiromantes e quirólogos (intuitivos os primeiros, os segundos estudaram) lêem passado e presente. A leitura de mão chinesa, baseada nos 5 elementos, já tem outra visão.
Mas na nossa mão além dos montes de Vênus, de Marte e tudo mais existem pontos de acupuntura e pontos de reflexologia também.
Muita gente já ouviu dizer que o pé tem áreas, os "reflexos", que correspondem a diferentes órgãos ou membros; a orelha também, o que gera a poderosa acupuntura auricular; e a mão também.
Além dos reflexos, os pontos de acupuntura da mão estão entre os mais usados em tratamentos. Nada menos do que seis dos doze meridianos começam ou terminam nos dedos, e muitos desses pontos tratam o mental, o emocional e até o astral além do físico.
Tem sido difundido pela rede uma antiga técnica chinesa para segurar AVC (derrame) que consiste em fazer sangrar a ponta dos dedos. Pode salvar a pessoa se o hospital estiver longe. Mesmo com a ambulância a caminho vale a pena, já que as seqüelas do derrame dependerão exatamente da presteza de reação. O que infelizmente a mensagem eletrônica esquece de dizer é que se trata de técnica tradicional de acupuntura e que o dedo a ser espetado primeiro é o médio.
No I Ching, ou oráculo da Mutação, a mão corresponde ao trigrama Montanha (imaginem a palma voltada para baixo) ao Filho mais Velho e a outras coisitas mais. Costumo sempre dizer que os trigramas não são pictogramas, não representam a imagem e sim a energia. Mas disso se falará noutro dia...

Nenhum comentário: