Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

sábado, 14 de junho de 2008

guerra, paz e você

Um jovem inglês de 30 anos se dedica a plantar canteiros em áreas abandonadas. Chama isso de Guerrilla Gardening. Regularmente visita os locais para manutenção. Já teve problemas com a burocracia mas segue impávido.
Isso de trabalhar terra parada me lembra um ponto que Clementina cantava, Taratá. " ... de taratá, crioula, de taratá, em terra que não tem dono eu gosta de cavucá!"
Isso foi a parte "paz". O jardineiro rebelde tem consciência de estar fazendo a sua parte e sugere que todos sigam o exemplo.
A parte "guerra" é que segundo o WWF, o modelo seguido pelos 45% "de cima" da pirâmide social brasileira leva ao colapso. Se o país inteiro fosse aplicar, seriam necessárias três Terras. Disseram algo semelhante sobre a China na mesma semana: se cada chinês se pusesse a seguir, como possivelmente deseja, o modelo norte-americano, os recursos do planeta acabariam em meses.
Não se trata de entrar no estúpido jogo de empurra ele fez, eu também quero. Folheando qualquer suplemento dominical ou caderno feminino, folheando os semanários principais, apelos ao consumo e mais consumo de bens sem importância real alguma. Chamam a isso " crescimento", então tá.
Há décadas sou contra piscina particular, não entendo como ainda emitem alvarás para sua construção; há dois anos se falou de proibir as novas mas eis algo quer ainda não pegou. Quanto a proibir o uso das antigas... Segundo o estudo do WWF, 13% dos brasileiros ficam mais de 20 minutos com o chuveiro aberto a cada banho (imagina o desperdício no verão!) Cortando pela metade, o volume economizado daria para abastecer uma cidade de 3 milhões de habitantes, ainda segundo o WWF. O modelo de consumo não pode seguir sendo o do nosso vizinho do norte, e nem ele pode mantê-lo tampouco.
"Você precisa mesmo comprar aquele carro novo? para quê mudar todo ano de celular?" são perguntas que muita gente já se faz. Mas dá para ir além disso, antecipar os problemas e não apenas reagir a eles.
Enquanto isso a luz fica acesa dia e noite em diversos pontos da cidade e a Light considera "dentro do desperdício normal".

Nenhum comentário: