Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

terça-feira, 27 de maio de 2008

do nome das rosas

Schinus terebenthifolius, e em português é tão suave o nome: aroeira.
Pois 24,6 de sementes foram ILEGALMENTE coletadas e apreendidas pelo Batalhão Florestal da PM no RJ. Deu no Globo de sábado.
Essa foi a parte que eles viram, pode ter havido mais. Tudo pra comer sob o nome de poivre rose. Os franceses amam! e brasileiros sem consciência também. Como se vê, nada tem de pimenta e na verdade não tem muito de rosada.
Os cultos afro-brasileiros normalmente se abstêm de colher as sementes porque representam vida; eis um exemplo a ser seguido.
Outro caso de pimenta só no nome é a "hortelã pimenta" como é conhecida no RJ, que nem é pimenta nem muito menos hortelã. Da família do (falso) boldo, o chamado tapete-de-oxalá, essa erva é medicinal mas pode ser consumida à mesa também. Pois é, o "boldo" é outro caso de nome errado...
mas há uma explicação: como no caso dos picões, chamam de "boldo" uma série de ervas com idêntica ação.
Uma das histórias mais fascinantes é bem recente e tem a ver com uma alpínea de raíz comestível. Alpíneas são aparentadas ao gengibre e em algumas qualidades, nem todas, a raíz pode servir de tempero.
Alpinea galanga chegou ao Brasil por vários caminhos, na rota dos restaurantes tailandeses e no bolso de um tailandês amigo de um amigo meu, e chamado, para os nossos imperfeitos ouvidos, algo como "Nome".
A galanga pegou que foi uma beleza e já está sendo comercializada em pequena escala pro lado de Minas com a poética apelação de erva-d0-nome!

Nenhum comentário: