Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

domingo, 18 de maio de 2008

abrindo o olho

O nosso olho, que no I Ching corresponde ao fogo, à luz e ao Sol, à filha do meio e a muitas coisas mais, é tido com razão por ser a janela da alma, merecendo até a alusão de um excelente documentário nacional com esse nome...
Todos vêem o seu brilho quando estamos bem.
E quando não estamos tão bem?
Quando existe algum desconforto no olho podemos sempre começar por duas coisas muito simples. Uma, beber água, sem cloro pois o cloro ataca a Vesícula Biliar e a água limpa o organismo. A outra, alisar repetidas vezes a sobrancelha e a área correspondente abaixo do olho.
Porque esta área é rica em pontos de acupuntura. Vários canais de energia, ou "meridianos" como dizem os acupunturistas, passam ou mesmo iniciam nessa região.
Os três canais yang "do pé" começam aí, por exemplo. Um abaixo do olho, dois nos cantos. E um deles é o da Vesícula Biliar...
Para quem está chegando agora, os vasos de energia que percorrem a pele, e onde ficam os pontos, não encostam necessariamente na região do órgão ou víscera... existem vasos internos que vão lá; e abrangem uma área muito além do tamanho do órgão. Por isso o canal da Vesícula, começando no olho e acabando no pé, é um dos principais canais ligados à vista.
Se usam esses e outros pontos para coisas sérias e com tendência a crônicas, e para outras agudas e menos sérias como conjuntivites, por exemplo.
Mas outras coisas ótimas para conjuntivite são, uma: lavar toda hora com água da torneira mesmo; mais radical porém excelente, pingar uma ou duas gotas de limão de meia em meia hora: enquanto estiver ardendo muito, é que existe presença do vírus. Olho saudável recebe o limão como um tônico, pode tentar.
Se trincou os dentes só de pensar o que posso fazer? tou falando a verdade. Mas ainda sugiro ginástica ocular, sempre boa de se fazer um pouquinho algumas vezes por semana; em caso de conjuntivite faça do seu olho um atleta preparando maratona e pisque, gire a vista para todos os lados, pisque mais, muitas pequenas sessões de alguns minutos que o alívio progressivo se faz notar de imediato.
Tem mais uma coisa, conjuntivite representa o que não estamos querendo ver... uma cegueira psicológica.
Abra o olho!



Nenhum comentário: