Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

argila: mantendo os pés na terra (e o resto)

Existem diversas argilas úteis para a saúde. Afinal de contas argila medicinal nada mais é do que terra seca e peneirada; todos já vimos garrafinhas de terra colorida, nem sempre "colorizada" artificialmente, e todos já ouvimos falar de locais onde banhos de lama trazem saúde, e no Brasil não são poucos.
Mas quem não vai aos banhos de lama, nem é argiloterapeuta, pode se beneficiar com argila em sua casa.
Qual comprar? existem até argilas importadas, em enormes potes plásticos. Tenho pinimba com ambas coisas. Para tratar cravos, espinhas, pequenos edemas ou hematomas, e até manifestações de herpes, a mais simples ainda é a melhor. Amarelada, é discreta na pele, podendo até ajudar a mascarar alguma coisa inestética como um hematoma. Poucos têm pele exatamente daquele tom - mas ninguém possui pele verde, certo? o pó amarelinho se funde melhor na pele morena, negra ou branca.
Barato e produzido no país, vem em dois saquinhos de plástico (para evitar vazamento..) , mais singelo impossível.
O ideal é imediatamente transvasar o pó para algum frasco de vidro vazio, como os de mel. O plástico, dizem especialistas, não faz bem à argila. Independente disso, imagine manipular durante meses dois saquinhos mal fechados contendo um pó finíssimo... imaginou? pois é.
Existe outra marca nacional, embalada de forma similar, cujo único defeito seria a cor verde. Se só encontrar essa, use sem susto, mas lembre de retirar bem os vestígios de pó antes de sair!

Nenhum comentário: