Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

quarta-feira, 12 de março de 2008

a mãe do corpo

Quando falamos do Vaso da Concepção (pra quem está chegando agora o canal de energia yin que em todo ser humano liga o períneo à boca) deixamos de mencionar as parteiras do Brasil.
Em muitos pontos do país elas seguraram/ seguram muita gente. Não raro são também elas que ajudam na passagem ou na preparação do corpo.
Em certas regiões do Norte do país, as parteiras costumam examinar as mulheres, num verdadeiro pré-natal energético. Medem a energia colocando o dedo no umbigo nu da pessoa.
Exatamente onde pulsa forte o Vaso da Concepção. Chamam a isso
chamar a mãe do corpo. Sabem, pela pulsação, se as energias da mulher estão baixas ou não.
(E os homens? bem, varão não tem útero, embora tenha Vaso da Concepção. Não vai a parteira nem engravida. Fica quieto, tá?)
Se a mãe do corpo está boa, sente bater certinha, que nem um relojinho, declarou uma parteira. Quando está fraca, fica toda espalhada.
Aí as parteiras "chamam" de volta, pressionando o dedo no umbigo, ou seja: estimulando o Vaso da Concepção que está fraco.
Não é o único caso em que se encontram sabedoria popular e medicina chinesa. Quem viu Central do Brasil lembrará do caminhoneiro e da escrivã comentando que para "palpitação e mal-estar do coração, tem que apertar muitas vezes o mindinho perto da unha com a unha do polegar".
Ou seja, estimular o meridiano do coração num ponto que inclusive estimula também alegria de viver!
Voltando aos partos, já existem no Brasil as "servidoras" doulas, que prestam assistência emocional ao casal ou mulher gestante- é preciso agora que o serviço se universalize! Doula é um termo grego que se espalhou nos últimos anos pelo mundo e ainda vai longe...

Nenhum comentário: