Nas costas dos seres humanos correm canais de energia que ajudam na limpeza do organismo, separando o puro do impuro.
Para quem estivesse chegando agora na acupuntura, esses canais são invisíveis embora um médico coreano tenha há algumas décadas conseguido iluminar o percurso de dois deles, que eram exatamente onde os chineses vêm dizendo há centenas e centenas de anos que ficam... Os outros (inclusive os que vamos focar hoje) permaneceram invisíveis até agora. Só com consciência alterada para enxergá-los ou se alguma irritação na pele faz brotar bolhas ou afins ao longo do canal... o que em caso de problema de pele, pode acontecer.
Particularmente nas costas temos basicamente dois canais sendo que um fica só no alto das costas e o outro as percorre por inteiro. São ambos meridianos yang, e juntos formam um sistema, chamado Supremo Yang, T´ai Yang. Os chineses usam muito essa nomenclatura, acrescentando os termos mão / pé embora empreguem também os termos canal de energia da Bexiga, canal de energia do Intestino Delgado.
Essa dupla de meridianos o que tem a ver com mão e pé?
Bem, todos os canais ligado à energia de um órgão, sem exceção, ou passam pela mão ou passam pelo pé. Melhor dizendo, ou nascem ou terminam na mão ou no pé. Cada sistema formado por um par de meridianos, como esse que serviu de exemplo, tem um canal passando na mão e outro acoplado passando no pé; algumas dessas duplas são yin, outras yang.
O canal da Bexiga faz muito mais do que ajudar a excretar urina. Tanto que é o maior de todos os canais, nascendo no canto interno do olho e terminando no canto externo do menor artelho, tendo passeado pela cabeça e traçado um caminho duplo de cada lado da coluna! O canal do Intestino Delgado, muito usado para dores e artrites, é muito menor, começa no mindinho e acaba na cabeça.
Pois é. O canal onde estão os pontos, que o coreano tentou enxergar, não chega no órgão correspondente. Faz sentido! Se é uma linha (mais como uma meada de muitos fios estendida e vibrante) imaginária na pele, não tem como ir até o órgão. Mas canais secundários vão lá.
E tudo isso vale para todos os outros meridianos, que é o nome usado para os canais geminados que temos replicados do lado esquerdo e direito, ligados à energia de um órgão.
Os canais da Bexiga e Intestino Delgado entre várias funções purificam o organismo. Espinhas em seus pontos indicam bloqueio energético e/ou má alimentação: excesso de gordura, de carne, de leite... Alguns desses pontos podem vazar energia como se estivesse escorrendo um líqüido quente ou frio segundo a tendência mais yin ou yang da pessoa. Podem tornar-se às vezes insensíveis- os tais "pontos da feiticeira" que a Inquisição usava para condenar pessoas.
Uma forma de começar a se ligar na saúde do seu corpo e interagir com ele é sempre massagear as costas com bucha vegetal. Ela estimula os meridianos e ajuda a eliminar depósitos físicos e bloqueios de energia.
Essa é uma área que nós não vemos direito. Mas há coisas demais acontecendo ali para querer ignorar.
segunda-feira, 14 de janeiro de 2008
não fique de costas para a saúde
Posted by
Caminho das Folhas
at
17:17
Labels: acupuntura, dicas de saúde
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário