Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

cozinhando saúde

O conceito do que seja uma boa alimentação varia muito com a pessoa. E o sonho de inúmeros latino-americanos, brasileiros incluídos, de comer carne vermelha duas vezes por dia é um pesadelo dietético. Por outro lado muitos alimentos perdem grande parte do valor por causa do processamento incorreto. Fruta cortada deve ir direto pra boca, não estagiar em caixinha "tupperware"; suco feito se consome na hora, e estamos chamando de suco só o de fruta fresca. Não o concentrado em garrafa para se misturar com água. Suco em caixinha pode, como refresco, porque não? melhor do que muitas outras bebidas industrializadas. Mas não para valer vitamina!
Um dos piores inimigos da saúde mora (entre outros) na cozinha e se chama alumínio. Sim, começando pelo papel idem. Mas pior são as panelas e se a pessoa ainda raspa com colher de metal (conheço alguém que tem uma colher que parece uma pá de tanto raspar) então!
Se você nunca come em casa, vai estar sujeito bastante ao contato do alumínio pois restaurantes em geral usam essas panelas, mais baratas do que as outras. Se come às vezes vale a pena trocar. Troque primeiro a panela ou vasilha mais usada: se é a leiteira, a leiteira; se é a chaleira, a chaleira. Não substitua por anti-aderente que também traz problemas!
Os materiais bons são vários ou melhor todos os que sobram. Começando pelo aço. Mas a sua panela também pode ser de vidro temperado, de ferro, de barro, de ágata ou de pedra-sabão.
Ágata ou ágate é outra forma de chamar a vasilha de ferro esmaltado. Certa vez recomendei a uma paciente por serem mais em conta que o aço e ela correu a Saara, enlouquecendo os lojistas com uma história de panelas de pedra ágata!!!!
A saúde e a doença começam na nossa boca, cozinhar o que deveria ser saúde num caldeirão envenenado é mau cálculo.

Nenhum comentário: