Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

sábado, 23 de outubro de 2021

de coiotes e bolsas

 A emigração brasileira para os EUA cresceu depois da eleição presidencial. Aumentou com a pandemia, e há 500 mil pedidos para visto na fila.  Vale a pena se perguntar por quê? Perguntar não é obter respostas e menos fornecê-las.  Mas alguma coisa talvez já se possa depreender.

Recentemente um parlamentar norte-americano acusou estes imigrantes de terem dinheiro na conta e portarem bolsas Gucci. A má vontade não impede certa razão. A mulher que recentemente morreu abandonada pelo "coiote" no deserto tinha casa própria e bem equipada na cidade natal. Modesta, provavelmente, mas quitada. Por que este reflexo de lemingues?

Por rejeição política aos governos tupiniquins não será. Aumentou o fluxo em 2019; e lá ainda estava o ex-presidente, que por sinal pretende concorrer ao próximo pleito, horresco referens. Quem foge de um destes mandatários para para abraçar-se com o outro? Por causa da pandemia também não, os EUA estavam e estão longe de se verem imunes. 

A resposta talvez esteja, e parece mesmo estar, no baixo nível cultural e na disseminada mania de dizer, e pensar, - Só no Brasil é que isso acontece. Lá fora...

Aplaudo que enfim recebamos as primeiras juízas afegãs, muito embora sejam ainda só sete e haja outras tantas, e mais, na fila. Não acho certo que as obriguem a custear as aulas de português e tudo o mais, porém juízas, por definição mulheres fortes, e muçulmanas haverão de suscitar baixo interesse no presente governo. Deveríamos acolher também as desportistas antes que decapitem as que restam, e por que não as crianças haitianas nascidas aqui, com os pais... mas estes desejam, lemos, imigrar eles também para os EUA. Acolhamos então mais afegãs, é coisa urgentíssima. 

E me parece que párocos, professores, políticos, estão deixando de preencher um espaço seu. Incentivo à reflexão. Para quê largar tudo sem sombra da ameaça mortal que persegue as afegãs, sem tampouco a justificativa da fome, para ir atrás de um estranho sonho e até viver de aluguel quando se tem, caso da falecida, cada própria? Por que não lutar pelo país em que nasceu? Falta refletir um pouco, falta motivação, com ou sem bolsas da Gucci. Falta, talvez, no fundo, auto-estima.




Nenhum comentário: