Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

cento e oito

 "Apesar da vacina", disse o presidente, a tal que pode fazer a gente virar jacaré ou mudar o sexo, segundo ele, ainda ele está lá. E apesar dele, a vacina começa a chegar, a conta-gotas; a menor cidade do Brasil, que tem 30 profissionais no único posto de saúde, recebeu... sete vacinas. Já escolheram os três que não podem deixar de tomar, um médico plantonista, uma auxiliar de enfermagem, não lembro do terceiro e ignoro os critérios. Iam resolver o dilema  de como repartir as quatro doses restantes entre 27 pessoas.

Discordo bastante dos critérios que põem na frente da fila os idosos de asilo acima de 90. Não por serem de asilo, mas pela idade mesmo. Entendo que profissionais da saúde e indígenas deveriam ser os primeiros. Não sei como determinam e organizam, mas todas estas categorias estão recebendo já, e menos mal. 

Infelizmente há vacinados indevidos, como as filhas de um prefeito nordestino ou dois robustos apadrinhados de outro cacique, apoiadores do governo federal, presumivelmente contra a vacina até a hora em que ela chega. Ah, as tais filhas para terem "direito" foram "contratadas" na hora no posto de saúde, espero que como voluntárias, ou demitidas também na hora, senão o desmando será muito maior.

Mas entre os que estão na prioridade, uma senhora lúcida e dona de seus movimentos recusou a vacina;  tem 108 anos. Usem numa pessoa mais jovem, disse. Um especialista consultado pelo Globo não entendeu o gesto. Lamentou a recusa porque "na idade dela a imunidade é baixa". Doutor! esta sábia centenária está pouco se lixando para a imunidade.  Ela sim entendeu tudo. Palmas para ela.

E para todos os profissionais da linha de frente, lembrando que a categoria inclui entre outros seguranças e faxineiros de hospitais e postos de saúde, maqueiros e motoristas de ambulância, e que deveria incluir os coveiros e outros trabalhando nessa área. Todo dia saem em foto entre as cruzes do campo-santo e ninguém sequer os vê. Palmas.


Nenhum comentário: