Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

quinta-feira, 14 de março de 2024

crimes reais e outros menos

 Dias difíceis, além das inexplicáveis amizades  internacionais do presidente, Centrão a todo vapor, esse bando de saúvas; morticínio dos Yanomamis e no Rio,  querem homenagear a inacreditável ex-dama no Theatro Municipal. Nada fez pela cultura, muito pelo contrário.. Pior, é inimiga do Estado de Direito. Criminosa homenagem.

Certamente ela também censuraria romances. Não esperei nem O Avesso da Pele nem Um Defeito de Cor virarem polêmica, ou samba -enredo respectivamente para comprá-los; gostei do que vi no Segundo Caderno e bastou.  Resultado ao avesso, o censurado está vendendo que nem água. 

Por isso apelo para o escapismo dos romances policiais. Tupiniquim que sou, aprecio o delegado Espinosa, mas convenhamos que a sua namorada é a coadjuvante mais aborrecida da literatura brasileira e creio, mundial, sempre a subir as escadas trazendo "pães e queijos". Pede uma pizza mulher, e diz algo que preste! Meu coadjuvante predileto no gênero é o barrigudo Marino, que ajuda a improvável doutora Scarpetta a desvendar casos. A doutora gosta de cozinhar mas tem diarista, o que não é o caso do detetive Hyeronymus /Harry Bosch, cuja casa se limpa milagrosamente (ou fica imunda). Possui contudo um lava-louças, já é algo. Mas Bosch é no gênero meu personagem mais querido, qualidade das tramas, da escrita e a rede de personagens ao seu redor que também protagonizam livros da série.

Há também os diversos escandinavos, os chineses, mas empatado com Harry Bosch no meu panteão vem Adamsberg o francês, que protagoniza nem o terço de livros do californiano. E é vaidoso, herói de sua série é ele, nunca o meio-irmão advogado nem o jornalista que casou com a ex-namorada. Adamsberg é baixinho e baixinhos são estrela, têm de ser. 

Essa gente boa resolve muito crime para nosso proveito. o crime contra a dignidade nacional que representa homenagear a ex-dama nesse templo da cultura, isso eles não chegam nem perto.






Nenhum comentário: