Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

sábado, 16 de setembro de 2023

subo nesse palco

 Apesar da luta dos moradores, e suponho que da classe artítica, o Teatro Leblon vai virar templo evangélico da igreja de um pastor dos mais preconceituosos.

Como o teatro fica(va) num edifício cuja convenção proíbe atividades não-comerciais, moradores perceberam que o templo se inscreveu noutra categoria, a de atividades religiosas, e circula um abaixo-assinado para que pelo menos não possam entoar cantos. Vocês lembram do Veneza? Pois é. Tenho para mim que se a categoria contraria a convenção, pedissem logo o embargo, mas é palpite de leiga: entre os moradores há não poucos advogados e saberão os porquês.

Mas as musas da Tragédia e da Comédia Melpômene e Tália, reagiram. O Teatro do Planetário reabriu. no dia que o outro morreu. Confesso que fui ver quem era a "musa do teatro", porque só sabia a da Dança. E descobri de uma tacada que são estas duas, cada uma com a sua máscara, e por isso, obviamente, o teatro sempre é simbolizado pelas duas máscaras juntas. Também davam, no pai-dos-burros virtual, o significado do nome. Melpômene é a poetisa, Tália faz brotar flores (meu latim é ruim, mas o meu grego inexiste). Pois é, agora o espaço ouvirá pregações de ódio, especialidade do pastor fundador.

Agradecendo embora a  ambas, não custa lembrar-lhes que o excelente teatro na entrada de Copacabana, acredito que o  nome fosse Villa Lobos mas fazem anos e não tenho certeza, segue fechado após o incêndio. E recordemos, não era UM teatro, havia pelo menos um palco menor, se não eram dois. Melhor teatro da cidade em termos de visibilidade e acústica. Ajam, musas!

Bem, Tália vem fazendo por merecer, o físico inadequado ao cargo do ministro dos Desportos e a atitude dos advogados-dos-golpistas são de chorar de rir.



Nenhum comentário: