Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

domingo, 13 de agosto de 2023

mestiço!!

Havia uma simpática organização que lançou discos e jongo e organizava visitas ao Quilombo de São José da Serra. A primeira das simpatias era o nome, Brasil Mestiço. O Brasil é mestiço.

No Censo da presidente petista havia apenas quatro opções, branca negra parda e .. japonesa. Nada contra, mas indignada declarei-me parda. O Censo do ano passado trouxe melhora significativa ao  oferecer a opção indígena. Declarei-me indígena, mas também não sou. Sou mestiça. O Censo não quer nos ver, nem quer se ver.

Mais da metade do meu cabelo são fios ainda negros duros, indomáveis, rebeldes e pesadíssimos. Dos Povo Originários, Uns 35% talvez é de fios finíssimos e que eram castanho claros, quase dourados. Uma pequena proporção, a primeira a embranquecer, dura e armada, levando ao desespero a adolescente que fui, vendo  colegas sacudirem cascatas sedosas. Esses da ancestral africana que também me legou a propensão aos queloides, aquela cicatriz alta. Digo A ancestral porque tenho certeza que era mulher.

O Movimento Negro aqui não gostava do conceito de mestiço, copiando os movimento norte-americano até nos erros. (Outro erro é considerar que racismo só de branco para ngros.) Um  antropólogo tupiniquim agora corrige esta "fantasia racista e negacionista" dos EUA, se propondo "resgatar a mestiçagem".. lá. Não li o livro, aplaudo a noção, mas é mais do que tempo de resgatar a mestiçagem aqui.




















Nenhum comentário: