Acabei não vendo o artigo da jornalista do Globo que declara não existir "racismo reverso" porque ia sair no ELA e sempre descarto o encarte; que saudades da Revista, que sim imitava a do JB, mas por isso mesmo era tão boa. Se a capa não motiva, vai direto pra reciclagem. Mas já vi esse filme.
E de certa forma concordo com a moça, não existe racismo reverso porque todo racismo é infame, todo racismo parte de premissa errada. Mas sei que não era isso que ela quis dizer. Nasceu nos EUA a ideia que racismo é de mão única, de brancos para negros. O que por sinal num país mestiço como o nosso fica difícil até de definir; é ainda recente o caso tétrico da linda atriz carioca que foi chamada de macaca por dois sujeitos.. de pele MAIS escura que a dela. QUEM é branco aqui? Muitos. Não eu que tenho sangue indígena por três lados.
Foi dito inclusive por mim e repito agora, foi racista a campanha contra a cantora designada por dona Ivone para interpretá-la no palco. São racistas os conceitos de um século atrás do autor do Pica-pau Amarelo. Quem só viu na TV provavelmente não tem noção do grau. ML inclusive redigiu uma ficção que teve, mesmo então, dificuldade em publicar, e de que se falou quando Obama se elegeu, chamada o "Presidente Negro". Não li, não quero ler, mas sei que cientistas descobrem uma pílula branqueadora que transformará o camarada em ariano..
E falando em arianos, o que eram e o que são nazistas e neo-nazistas? Esses dias uma mulher xingou uma família de judeus não sei onde e cuspiu no rosto de uma criança. A mulher era branca, e se fosse negra ou japonesa seria igualmente imundo o ato.
Sempre achei que vinha de família bastante racista (para tudo que não fosse os brancos não judeus que se acreditavam ser) mas descubro com horror, ou talvez alívio, expressões como "inveja branca" e "trabalho de branco" que desconhecia. Pelo menos isso.
Não há racismo reverso porque não há um lado certo para o racismo. Qualquer que seja a vítima ou o iniciador é desprezível. Lembrando que os supremacistas brancos tomam leite não apenas pela cor, mas para demonstrar que não carregam sangue indígena nem oriental; possuem as enzimas que digerem a substância.
Mestiçagem é orgulho? tenha orgulho do que realiza, a cor da sua pele pode ser bonita porque em geral a cor das peles é bonita; mas é irrelevante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário