Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

domingo, 22 de agosto de 2021

catacumba e capanema

 Ainda nada está claro nem certo sobre o `Palácio Capanema, antigo prédio do MEC, Ministério da Educação e Cultura, ali no Castelo.  Das poucas quase certezas, não era tombado como todos sempre imaginaram, e teria de fato deixado a prateleira "destinada à venda" pelo inacreditável ministro, que o teria retirado diante da pressão. Pressão determinante parece ter exercido o governador fluminense, talvez na intenção de dourar um pouco a própria imagem; fato é que saiu da cadeira, pegou um avião e foi falar com dois ministros. O sorridente prefeito devia estar sorrindo em algum churrasco sem máscara, como já ocorreu com ele, e o governador também.

Um bravo vereador de oposição conclamou para um ato que todos pensaram que estivesse organizando, mas não era. Circulou porém outro arquivo que eu mesma ajudei a divulgar, no dia seguinte à visita do governador à capital. Dizia que a ideia da venda tinha sido esquecida. A primeiríssima pessoa que o recebeu, pelo menos de mim, foi o referido vereador e passei, acho que muitos passamos, o resto do dia grudados no celular para ver se alguma confirmação chegava. No Globo descobri que não era tombado o imóvel. Pelo meio do dia seguinte, o vereador nos lembra do ato que se imaginava cancelado....

Bastante desorganizado, houve como ponto alto bailarina na pista quase vazia (enquanto o sinal lá pra cima não abria) e bandeira pintada a mão acompanhando: excelente, dança é cultura, pintura também.. Ia-se abraçar o prédio mas seríamos suficientes? Como abraçar sem dar a mão? Permaneci meia hora; pelo menos o jornal publicou foto dia seguinte.  Disseram-me que está em vias de ser declarado Patrimônio da Humanidade. E tomara. 

Quando estamos ainda de sobreaviso mas com tendência a relaxar, circula uma petição da seríssima Avaaz. Pensam erguer um prédio, onde? no parque da Catacumba. A Catacumba se vinga talvez da remoção brutal da favela para, creio, a Cidade de Deus, bem mais arborizada e agradável nos primeiros anos, ou meses, do que a Vila Kennedy que já nasceu torta. No entanto o parque, cheio de árvores frutíferas que atraem passarinhos, abriga muitas estátuas, algumas belíssimas e é outro patrimônio tantos anos depois.

Talvez se consiga reverter mais este absurdo; mas agora já sabemos o que fazia o nosso prefeito, que não se manifestava sobre o Capanema.








Nenhum comentário: