Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

domingo, 16 de maio de 2021

da ética

 Não se expressa a pena que sinto diante da passagem anos 41 anos de um político, como estão definindo, "sem ódio", em quem nunca votei mas por quem muito torci, na eleição do ano passado. Não creio que fosse um santo prateado, mas sim que  era infinitamente melhor do que o candidato do governo, e rezei pela sua saúde também. Creio que muitos pensaram e fizeram o mesmo, pois não apenas melhorou como se elegeu. Mas  a maldita o alcançou e não soltou mais. Carinho para a família e que esse guerreiro esteja em paz.

Iria comentar, e comento sim, que não aguento mais ouvir comparar o atual presidente ao ex-presidente  como sendo dois extremos equivalentes. Não são. E felizmente a enormidade tem sido apontada por gente insuspeita de amar a um ou a outro; sirva de exemplo a jornalista, economista e ex-guerrilheira que sofre na boca de ambos, a quem criticou sempre. Simplesmente listou as formas de o fazerem. Um reclama que a Fulana sempre o ataca (ela rebate e diz, não é verdade, presidente, escrevi aqui na coluna do dia tal ISTO e não AQUILO como o senhor alega). O outro? bem, além de declarar que tinha pena da cobra com que a trancaram no escuro nos anos de chumbo, e que deveriam ter abatido em vez de torturar, ainda possui apoiadores que ameaçavam explodir o evento literário no RS se o convite a ela fosse mantido.

Vejo outras e imensas diferenças. Sempre critiquei a forma, não a ideia, do Minha Casa Minha Vida por perder a oportunidade de erguer moradas inteligentes e verdes. O partido do ex-presidente tem muitos defeitos e um deles é não carregar no peito o amor avassalador pela ecologia, vista, penso eu, como coisa de burguês, assim como a saúde holística (isso me foi textualmente dito por militante). Mas daí a  chamar árvore de "a porra da árvore", daí a ter o meio ambiente como o arqui-inimigo, daí a dizer (vi o vídeo) "Precisamos espalhar o vírus!" e empurrar tratamento ineficaz e organicamente perigoso, há uma imensa diferença.

Acima de tudo o ex-presidente jamais ameaçou tribunais nem instituições, e não foi por falta de filhos varões para ecoar e ilustrar as ameaças, se alguém pensava que fosse este o motivo. Como sempre já estão os militantes pedindo voto para ele, acho prematuro e sem foco. O foco é remover ao outro do lugar de onde destrói o país. Escolhendo quem for melhor. Mas não vamos comparar. Aquele é anos-luz melhor do que este. Não são simétricos. 



Nenhum comentário: