Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

georgia on my mind

 Extremos de júbilo e horror neste dia de Reis..

Ontem um jornalista já previa a possibilidade da insistência do ainda presidente norte-americano em se proclamar vencedor levar ao paradoxo de uma vitória democrata para as duas vagas no Senado.

Como na eleição de Obama e pelo mesmo motivo, a emoção vem intensa. O motivo é que se elegeram para estes cargos negros num país que no século passado, mas há não tantas décadas assim, enforcou na rua a diverso negros e algumas negras apenas porque estavam bem vestidos demais.

Todos os supremacistas brancos, mais do que republicanos, tendem ao trumpismo. Com que olhos os seus partidários verão este senador, esse empate cujo voto de Minerva caberá à vice mestiça?

Crescem os pedidos para que o presidente derrotado se retire ou seja retirado, sem esperar o dia 20. Além da inflada autoimagem, há motivos bem pragmáticos para querer permanecer no poder. Ao se tornar cidadão comum, depara-se com diversos processos, acrescidos agora de novos pelas façanhas cometidas hoje.

O ano promete muita máscara de pano se prolongando e muita máscara-metáfora caindo. Talvez o presente dos Reis Magos à maior e mais antiga democracia do mundo vá além das vagas para senador .

Nenhum comentário: