Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

domingo, 10 de janeiro de 2021

fogo amigo

 Recentemente, o candidato do Planalto de lírico sobrenome escreveu no Globo, no espaço de um de seus melhores colunistas. Normal ceder, ou vender, pontualmente o espaço a algum político,  estes vêm de todos os lados. Chico Alencar e José Sarney já escreveram, creio que mais de uma vez ao longo dos anos, Haddad também, Temer, Paes e sei lá mais quem. A diversidade garante a independência. Vinha no caso recente, foto do engravatado senhor e em itálicos a informação de que o colunista excepcionalmente não escreveria naquele dia.

Em princípio estes convidados jamais ocupam espaço alheio, porém como o dono do espaço não ia escrever, vá lá. Costumam  os "visitantes" ser publicados no espaço inferior da página, ocupando toda a largura. Anormal seria a exceção virar regra; e vários dias de ausência me levaram a perguntar sobre o paradeiro do jornalista e até agora só uma mensagem automática. Na versão digital, a última coluna mencionou férias. Quando é assim, o modelo impresso traz a notícia das férias ao longo do mês inteiro, e geralmente a foto do ocupante habitual do espaço.

Agora se sabe que em 15 de dezembro houve demissões no Globo, de jornalistas e outros colaboradores, e redução de salários de vários jornalistas de primeira linha. Ente outros o colunista em questão. Ontem sábado me parece que outro, igualmente brilhante, não escreveu a coluna semanal. Além da deselegância, a prática já muda o perfil do jornal e se for continuada, mudará mais.

As fúrias presidenciais nunca deixam de acusar a imprensa de todos os males. Recentemente contrataram uma empresa para classificar jornalista em categorias. Embora não mencionados pelo nome no que saiu publicado, estes só podem ser "críticos hostis" ou que rótulo haviam escolhido. É uma pena imensa que esses profissionais levem chumbo por um lado, e depois sejam vítimas de fogo amigo.



Nenhum comentário: