Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

domingo, 11 de outubro de 2020

festa mesmo assim

 Nestes tempos podemos crer, infelizmente. Mais OUTRO coronel foi nomeado sexta-feira para a Funarte. Este acho que nem produziu filme com "tema militar".

A respeito de tema militar, há menos de dez anos assisti nos jardins do Museu da República num evento sobe Tortura Nunca Mais e Anistia, um documentário sobre militares assassinados por seus pares, por ordem superior, em 1964 quando nem estava ainda em seu pior momento a ditadura. O motivo, evidentemente, era serem legalistas. Salve sempre a sua memória. Mas o tal evento hoje parece que aconteceu noutro planeta.

Li que na EBC há agora mais de 60 militares, mas por ora se comportam como gente, e que assim continue. E mesmo assim, a MEC pôs no ar uma vinheta sobre o antigo selo FESTA, que não conhecia; merece uma pesquisa no youtube. Além de Elizeth Cardoso, onde quero chegar é que ouvi já duas vezes Pablo Neruda declamando o "Castro Alves del Brasil". Nunca ouvira a voz do poeta, de arrepiar simplesmente. Nem conhecia o poema. Ouçam, e viva a MEC e o selo Festa.

Por fim, uma lágrima para Quino e para Zuza Homem de Mello, duas vidas bem vividas. Cumpriram a missão. Palmas para o Zuza sempre bem-humorado e brincando de fazer o RRRR durar um minuto (quando conseguia, ria feliz, e quando não, ria mais ainda); partiu dormindo após ter brindado com a companheira de anos tantas realizações, inclusive o último livro que até entregou à editora. Perfeição.

E como sempre digo desde antes da eleição, a cultura sempre brotará. Com o meio ambiente a coisa é mais complicada.



Nenhum comentário: