Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

domingo, 27 de setembro de 2020

primeiro a boa notícia

 A boa notícia, além da enxurrada de voluntários no Pantanal, é que a maioria das onças-pintadas escapa do fogo, leio. Mas apesar da agilidade salvadora se machucam, sofrem queimaduras nas patas e ficam sem as presas, que essas o fogo alcançou. 

Então além de tratar das queimaduras dos animais sedados e de ficar cuidando de sua alimentação, o que gera hábitos indesejáveis, precisamos seguir por duas linhas, punitiva e reconstrutiva.

O replantio ainda é o de menos pois com a chuva as cinzas viram fertilizante. Já  circulam fotos do rebrote. Mas rebrote e replantio sem afastamento dos vilões não adianta. Dos vilões, de seus tratores e de seus bois. Punição e fiscalização efetiva. E de alguma forma reintroduzir espécies que se multipliquem logo, sem esperar que voltem naturalmente.

Essa como disse foi a boa notícia. A inacreditável? dois dos bezerros presidenciais, o mais velho e o mais novo, foram nesta terça a uma reserva indígena SEM máscara, e mesmo portando máscara teria sido leviano. Deixaram a todos os indigenistas de queixo caído e não foi de admiração. O raciocínio deve ter sido simples. Se o vírus dizimar umas aldeias e daí? Serão problemas a menos. Se nada sofrerem, quem sabe viram heróis para essa etnia? 

E enquanto isso os ianomâmis morrem.

Nenhum comentário: