Meus filhos se criaram indo à Casa de Ruy Barbosa em Botafogo, morávamos pertinho.
Pois uma das funções da Casa, tombada, é existir e servir de pulmão verde do bairro, além de permanente exposição de frutíferas, da nossa pitanga tupiniquim à suculenta fruta-pão. Na época existia uma excelente biblioteca infantil, com atividades e livros ótimos, e parece que essa acabou muito antes deste atual governo, o que sempre achei pena.
Meus filhos tiveram sorte. Todas as crianças ainda podem, contudo, brincar nas areias das aléias e se esconder nos dois imensos tanques de lavar roupa, um pra molho, um pra enxagüe.
As outras funções ao lado destas são a pesquisa, e o ser repositório dos acervos de muitos intelectuais como Carlos Drummond de Andrade e outros.
A nova e jovem diretora revolta-se contra o rótulo do "despreparo", pois como explica, trabalhou no Fantástico e portanto não é novata no mundo da cultura. Ah bom.
Não está errada quando reclama que "tanto acadêmico foi incapaz de trocar a fiação"; a Casa se preservar enquanto casa seja talvez a função mais importante de todas. Pra fazer caixa demitiu da função todos os diretores da Pesquisa, decretando que eram muitos. Aí o mérito faz-se mais delicado de julgar, mas foi só o departamento de Pesquisa. Este governo não aprecia pesquisadores, e já deixara claro. Os cinco diretores continuam recebendo como funcionários comuns até se aposentar.
Mas o pior foi a declaração que começa a cansar os ouvidos " eles só faziam sectarismo" e ela vai fazer diplomacia, como Ruy, homenageando Ronald Reagan, piada entre mais da metade dos seus conterrâneos, e Mrs Thatcher. Bem atual.
A respeito sabem o que era uma Iron Lady antes da Mrs, e antes do rock pauleira? um hediondo instrumento de tortura medieval, empurravam a vítima e fechavam a "porta" ou "tampa", cheia de puas de ferro por dentro.
Bem, sabemos quem no governo haveria de gostar da invenção, por tudo que já postou por aí.
domingo, 12 de janeiro de 2020
bagagem cultural
Posted by
Caminho das Folhas
at
17:00
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário