Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

água e sal

Sem dúvida para agradecer a atenção, Israel promete financiar uma usina de dessalinização de água do mar, no Nordeste. Isso será louvável se der certo.
Não decorre daí admiração alguma pelo futuro governo eleito nem pelas políticas de Israel. Mas minha gente por favor, não financiem não, ergam a coisa vocês mesmos ou fiscalizem. Eles não conhecem político nordestino e sua capacidade pra embolsar dinheiro público. Político brasileiro em geral, vide a Baía de Guanabara que duas vezes recebeu verba internacional e o que se limpa nela parece, principalmente, fruto de ações pequenas (mas boas) que retiram plásticos e sofás velhos.
E fiscalizem onde a tal água dessalinizada haverá de ir, ou encherá piscinas particulares, sempre azuis em qualquer seca.
Construir outras como "ele" quer seria ótimo, dentro das restrições acima; mas atentemos para o fato de Israel possuir extensão comparativamente mínima, e receber doações internacionais desde a sua criação. Recebia de determinados governos, talvez receba ainda, e vêm doações particulares, que não se criticam, mas isto não corresponde à realidade aqui.
Este cuidado com á água surpreende até em quem vai e vem, não diz coisa com coisa, e volta atrás na promessa (sim, prometeu, futuro chefe da casa civil, se vier a se empossar) de não fundir Agricultura com Meio Ambiente. Como anteontem declarava que todas as promessas às bancadas seriam cumpridas, não surpreende tanto ler isto hoje. Mas não pode ocorrer.
No mais, repeito o que venho dizendo por aí, a vida humana a História prova que é substituível, inclusive a minha. Mata-se gente, depois nasce um monte de gente, até gente demais. Cultura? Corta-se verba, mas a cultura segue brotando espontânea e sempre existem indivíduos que cuidam de saberes e conhecimentos.
Meio Ambiente? meu Deus. Aí não tem jeito. Prioridade máxima.

Nenhum comentário: