Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

sexta-feira, 27 de abril de 2018

pajés

Que venham boas vibrações e defesas para os indígenas do Norte do País, longe dos olhos das metrópoles. No Sul os Guaranis revindicam mais e costumam manter as suas Op- Y, Casas de Oração, com chocalhos e cachimbos e o que mais tiver de haver. Geralmente violões também, trazidos pelos jesuítas há séculos e muito bem recebidos. Chamam um de maracá e o outro de maracá-mirim.
Lá pelas regiões amazônicas são outros quinhentos.
Por volta de novembro na reserva dos Matsés no Acre redes cortaram, se a denúncia procede, uma sumaúma de simplesmente cinco mil anos, "por engano". Como e possível que na própria reserva se desmate sem controle? existem etnias pela região que  não permitem a aproximação de madeireiros. E bota "não permitem" nisso. Prestam um serviço ao país. Mas o caso para os Matsés parece ter sido outro. E um crime sem volta se cometeu. A sumaúma não era só deles e muito menos dos madeireiros. Era patrimônio universal.
Um pouco mais ao sul, Rondônia com Mato Grosso, os Suruís se deixaram inteiramente dominar pela agressividade de pastores evangélicos. Ninguém mais falava com o pajé ou ex-pajé, pois um pajé que não produz magia, em quem ninguém mais quer acreditar e cujas ferramentas foram queimadas junto com a resiliência e a combatividade, já se tornou ex-pajé. Para evitar o isolamento total, o pobre homem passou a ir aos cultos em português.
A ditadura expulsava rotineiramente padres católicos (e não raro os baleava ou torturava "por engano", como caiu a sumaúma)  e já é tempo que a democracia controle e remova, pacificamente, os missionários que se mostrarem incapazes de respeitar as diferenças,
Que os espíritos da mata iluminem o pajé suruí. E que ele saiba proteger os espíritos da mata.

Nenhum comentário: