Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

ainda São Cosme e Damião

"São Cosme e Damião" mesmo, como apareceu no Globo, como dizemos mesmo sabendo que a voz culta pede dizer duas vezes o "São", e como dizia o ponto de Umbanda que AQUELE bloco de Laranjeiras entoou ontem, no dia 27, em homenagem à Beijada.
Meus botões pensaram, "ih, não vai dar certo, ESSE bloco cantando pra Beijada? vão encher a cara, vão virar a Hora Grande!" Acabaram às cinco pro meio-dia; pra bloco carnavalesco até que é muito bom. Só tocaram músicas de roda, e cantaram um ponto de Umbanda só, "Alegria das crianças é São Cosme e Damião; é doce menino, é doce, é doce de São Cosme e Damião!"

Outra homenagem ainda mais surpreendente veio do padre da simpática Igreja da Ressurreição, a que tem bichinhos soltos e jardim com ervas bíblicas, celebrando no Arpoador missa para crianças do Pavão-Pavãozinho. Surpreendente porque para a Igreja Católica o dia dos santos gêmeos é 26 de setembro!! Ou será que o papa Francisco mudou isso também? Aproximação de dois cultos que não têm por quê serem adversários hoje em dia.
Sagaz, o padre distribuiu camisas amarelas pra ninguém confundir os garotos com moleques fazendo arrastão. Triste realidade a nossa.
Como declarou ao Globo esta semana que passou um carioca, - Sou negro; vou sair agora pra correr na praia, sem camisa. Só vou levar a chave pra não perder os documentos. Pela lógica que estou vendo vão me prender primeiro e depois perguntar quem sou.
Na mesma semana discuti no ônibus com outra carioca que achava correta a ação dos brutamontes da Zona Sul, quebrando ônibus de partida pro Jacaré. Fomos educadas; haverá esperança?
Pra quem perdeu a data ainda resta Crispim e Crispiniano.. que eles possam ajudar!

Nenhum comentário: