Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

caminhos

Quando éramos meninas uma de minhas primas fazia o "pelo-sinal" quando passava na porta de igreja, e fazia na amiga, dizendo-lhe que não observar o rito era"pecado mortal para sempre". Meu Deus, espero que os padres não profiram hoje coisas tão ameaçadoras. Ainda assim o gesto vive e não sou eu que vou ter algo contra.
Não sendo católica não o faço exatamente, mas se gosto da vibração  daquela igreja mando um Salve! ou bato palmas discretamente. Mas acho que ganhamos dos católicos na quantidade de saudações que andar na rua pede.
Se há vela para as Almas  mando o nosso Adorei as Almas! ( senhores padres e sacristãos, senhor papa Francisco, vamos respeitar os veleiros! em São Paulo ,ouço dizer, foram de todo abolidos e as pessoas têm de acender suas velas no chão. Que coisa mais feia)
Se há vela pra Exu na encruzilhada, eu salvo ao passar, inclusive de dentro do ônibus.
Ao passar por encruzilhadas peço licença, se passo pelo meio de uma, o que evito, peço licença a Ogun. Ele toma conta do meio das encruzas machos. Ou machas.
Ao passa rpor portas de entrada, o clássico  "com licença" ou alguma coisa equivalente. inclusive na minha casa. Meu filho me diz, - A casa é sua.
Sim, mas a porta tem dono.. Laroiê....

Nenhum comentário: