Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

abra a boca e feche a torneira



DESCULPEM A DEMORA- PROBLEMAS DE REDE
Abrir a boca e reclamar está na nossa natureza. Não reproduzir aquilo de que reclamamos são outros quinhentos mil-réis. A gente reclama muito de poluição, no entanto poucos sabemos da poluição que geramos.... Há muito tempo me inncomoda jogar no lixo comum escovas de dente velhas; mas que opção há? Depilá-las com pinça, pôr no lixo as cerdas e nos recicláveis pôr o cabo?

Li sobre um casal que faz mais ou menos isso, mas eles realmente reciclam tudo, até fio dental (para amarrar tomate) o que me parece um tanto exagrerado, para não usar outros termos. Palmas para eles, mas espero que nenhuma marca do tomate seco a que às vezes não resisto venha dali...

Pois um odontologista tupiniquim1 criou uma escova biodegradável. Chama-se "Dr Veit Bio" e ele, Avelino Veit. Chegou a isso após anos vendo as escovas serem descartadas no mato da Amazônia onde viveu... Há muita coisa boa neste campo sendo criada no Brasil, como o tira-cáries de papaína, totalmente indolor e natural. E cadê ele nos consultórios?

Vejo que existe um plano a que começam a dar execução de descartar escovas e tubos de qualquer marca nas agências dos correios. Reparem que no Rio pelo menos muitas vão fechar, por não se enquadrarem nas novas normas. Então a tal reciclagem de escovas só valerá para as maiores, portanto. Mas será muito bom, contanto que difundido e aplicado pela população.

Mas para quê tanta escova de dentes na Amazônia? por que não nos miramos no espelho africano, onde todo mundo tradicionalmente escova muito bem os dentes... mas com materiais naturais. Gravetos de certas árvores, em particular. Não acredito que inexistam plantas brasileiras equivalentes. As escovas (e tubos de pasta) estão gerando, na Amazônia, na serra e nas cidades, não apenas o lixo que preocupou com tanta razão o bom dentista, mas a necessidade de quantias respeitáveis para o governo fornecê-las.

E vamos todos abrir a boca para escovar direitinho... e fechar a torneira enquanto isso.




1Caderno "O GLOBO Amanhã" de 21 de agosto 2012

Nenhum comentário: