Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

os tambores da Quaresma

Até poucos anos não se permitiam blocos após o início da Quaresma. O carioca sempre foi irreverente e havia o Bloco da Cremação, quarta-feira de Cinzas, simpática agremiação que (salvo engano) pelo ano 1990 a Cúria conseguiu que proibissem.
Mas de uns tempos para cá há blocos da quinta-feira em diante até o domingo seguinte; é verdade que sempre existiu tolerância para o Desfile das Campeãs, mas este se limitava à passarela e nunca teve o brilho do desfile real. Choca-me um pouco o carnaval fora de hora pipocan na rua, parece-me falta de respeito com a Quaresma, mas quem sou eu para reclamar se a Cúria Metropolitana acha bom...
Não sairei em nenhum deles e não sou de ir a bloco algum (a não ser o Sargento Pimenta, esse ano fui conhecer e amei, mas é um que "concentra mas não sai"....) O que faço no carnaval quando me decido a encará-lo, eu gosto de fazer o ano inteiro, cantar samba de roda, beijar na boca, rir com amigos; o que não faço no carnaval não faço nunca (jogar lixo na rua, ficar de porre, e mesmo tomar cerveja, que abomino) Tomei uma caipirinha saudando Momo na noite de sexta e o resto só água e mate, nem saí todos os dias.
Se as pessoas tomaram demais não sei e é com elas, mas notei no Rio um início de preocupação com o lixo. Houve blocos que haviam feito prévio contato com cooperativas de catadores para recolher ventarolas de papelão, latas, copos plásticos logo depois. Que façam escola...
Acrescemto que existe um copo descartável agora inteiramente reciclado e EM FORMA DE ENVELOPE produzido em SP e já encontrado no Rio, pode ser reutilizado e não gera aquele horrível ruído e estalar quando se guarda "para tomar mais água logo mais".
Será que haverá micareta? vocês sabem que a palavra vem de "mi-carême", meio da Quaresma, em francês? Num tempo em que essa era respeitada e a repressão durava o ano inteiro...

Nenhum comentário: