Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

babados

Na Bíblia menciona-se o perfume do aloés, um dos mais requistados parece na época (ou talvez um dos únicos disponíveis?) Aloés é babosa, simplesmente, 'Aloe vera' e variantes. O perfume será sem dúvida o da flor porque babosa não tem cheiro. E a flor não é tão comum, embora muito bonita. Só em fotografias vejo florescer.
Em compensação ao romper a folha da babosa graúda sente-se cheiro de alho e cebola. A planta afinal é uma liliácea como esses dois temperos. A babosa miúda além de não "babar" não tem esse cheiro. E é a mais indicada para usar direto na pele pois o seu gel se liquefaz e não contem depósito avermelhado; dizem que é também a mais forte para ajudar no tratamento de tumores internos.
Quem lê espanhol volta e meia se sobressalta com "jardins em que rastejam as babosas", trata-se no caso de lesmas. A planta ganhou esse nome porque a graúda de fato "baba" uma vez aberta; mais uma vez, a miúda não... E é a que dá facilmente para plantar e cuidar num peitoril de janela!
Excelente para queimaduras; em emergência colha-se quando precisar,mas podendo optar colher de manhã cedo para pele e cabelo, e à meia-noite, concordam todas as linhas, para limpeza de doenças; porque está mais concentrado o seu poder. Apesar de tão inócua de aparência babosa é forte!
Pouca rega, viu? sendo tão molhada por dentro, e de pele tão fina (a miúda mais ainda) é sensibilíssima a excesso de umidade. Se depois de muita chuva as raízes, entupindo o vaso- que precisa ser de barro- mantiverem água presa ali dentro, escoe logo.
Até porque se não escoar o que mais pode acontecer? Exatamente. AQUEEEELE mosquito pernilongo pode vir fazer visita. Então babosa saudável é babosa com terra só umida... e boa sorte com uma das melhores plantas que há.

Nenhum comentário: