Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

domingo, 18 de setembro de 2011

do Novo Testamento ao do-in

Ainda falando de magnetismo, e ainda sem ver resultados mas notando que a dor nos calcanhares passou, e que a parte acima das sobrancelhas por vezes se faz sentir, gostaria de lembrar aos que, trabalhando com massagem, se sentem cansados com freqüência, que massagens realizadas sem cuidados podem drenar a energia do massagista. Bem, toda terapia pode levar a isso, mas terapias em que a energia e/ou magnetismo passa diretamente do terapeuta para o paciente, muito mais.
Acredito que as técnicas em que os pontos ou meridianos específicos da acupuntura são acionados (do-in, shiatsu) apresentem menor risco exatamente por mexerem nos locais receptivos que são estes mini-chacras ao longo dos meridianos. Ainda assim massoterapeutas de medicina oriental sem dúvida poderão contar histórias notáveis. Porém se o massagista, considerando o corpo físico do paciente como uma coisa inteiriça e fechada, precisa ativar a circulação de quem trata para melhorar-lhe a saúde, circulação sangüínea ou linfática, tanto faz, aumentam os riscos; todos conhecemos gente com excelente "mão de massagem" que precisou parar, porque a cada sessão as dores próprias anulavam a vantagem financeira de estar trabalhando. E acrescente-se que muitos destes profissionais, exercendo a função em salões de beleza e afins, nem sequer são vistos como terapeutas e recebem remunerações risíveis. Para todos os casos, saber isolar o próprio campo magnético é determinante, podendo ajudar no problema ou impedir que aconteça.
Penso também que certos lugares podem ser inadequados para essa passagem de energia, por exemplo, um salão onde a massagista é explorada por clientes e donos por igual. Descompensará rapidamente. Energia é coisa séria. Lembro que uma pessoa insistiu em demonstrar seus conhecimentos de johrei para mim: numa praça, o que me preocupava. A pessoa afirmava que todo local servia. Nada entendo de johrei mas certamente não é um engodo; senti duas cobras de luz entrelaçadas projetando-se do meu corpo, uma yin, a outra yang, deduzi. Essa visão foi o único efeito imediato; o outro foi um febrão noturno, que atribuo ao local mal escolhido. Energia é coisa muito séria.
Dedicando esta crônica à massagista de salão de beleza que foi minha paciente, lembro um trecho muito conhecido do Novo Testamento. O Cristo diz, - Tocaram-me! Senti uma força sair de mim.- E de fato a mulher que padecia de hemorragias há anos acaba de se afastar, curada. E a nós que não somos o Cristo, resta cuidar bem, e de todas as formas, da energia que está em nós.

Nenhum comentário: