Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

prefeito, venha conhecer a horta...

Não se pode só criticar a Prefeitura do Rio, primeiro seria um tédio, depois não seria justo. A Secretaria de Cultura organiza algumas coisas legais, por exemplo. Há vida inteligente. Quanto ao meio-ambiente, li que estão usando agora biomantas de fibra de coco nas encostas; há entulho aplicado em terraplenagem (uma velha técnica: o Aterro do Flamengo é resultante da demolição do Morro do Castelo), e bem original, o reaproveitamento do asfalto. Dura três vezes mais, com juros (chega a dez anos) do que o convencional, é quatro vezes mais barato, polui menos e reaproveita asfalto de raspagens em 15% ; exige temperatura mais baixa (esse aliás é o segredo!!) o que polui menos. Tem mais, coisas que deveriam ter sido feitas há muito mais tempo, e usadas em todo o território: Clínicas da Família todas reaproveitam água da chuva, em descargas, regas e emergências. Prova que em todo lugar há gente que quer fazer e faz!
Mas o prefeito parece ter cisma, fobia de objetos verticais. Arranca fradinhos e gradis, e árvores. Muitas árvores. Já se falou disso aqui, mas é que perto da minha casa arrancaram mais algumas. Sou contra a "compensação", acho que se deve sim plantar muito pé de pau em Brás de Pina e Meriti mas SEM cortar outras noutro bairro por isso. Cortou, replanta ali mesmo e na mesma hora: em Brás de Pina como no Cosme Velho, onde uma amendoeira SEM doença alguma foi cortada, uma mangueira saudável chegou a ser ameaçada e foi salva graças à ação dos moradores, e uma figueira que atrapalhava estaciomamento removida. Que amendoeira não se planta mais em cidade, todos sabem. Só sobrevive em praça... como esta estava. Bela, saudável, não interferindo em nada com a ssuas raízes. Podemos entender que cortem árvores doentes, vá lá, ou cujas raízes derrubem prédios: o inaceitável é cimentar a cicatriz. Como estavam fazendo. Prefeito, embuta os fios de luz, deixe as copas em paz, e traga a Comlurb de volta aos seus serviços tradicionais que as ruas estão imundas!!!!!
Mas eu ganhei uma espécie de compensação verde. Não da Prefeitura, não. Meu filho, que já vinha dando mostra de grande interesse por plantas medicinais (bem gente, ele está no nível alecrim-manjericão por enquanto, deixa o menino) desenvolveu um nítido dedo verde e até, bom sinal, já foi escolhido por uma solanácea que nasceu sozinha por lá. Qual, o tempo dirá.. Erva-moura, batata, jurubeba, tudo é possivel...

Nenhum comentário: