Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O melhor som do mundo

Pensou que eu ia falar de rock ou afins? Quem é de samba geralmente não fala de “som”, fala de samba mesmo. Mas o barulho a que me refiro não é musical. Pensei muito antes de rotulá-lo o melhor barulho do mundo e estou convicta, ele mesmo. Barulho de chuva, de mar (Odoyá! hoje é dia 2 de fevereiro) de vento nas árvores... barulhos ótimos mas, comprove-se, não produzem o mesmo efeito porque o mar e o vento prescindem inteiramente de nós.
O melhor barulho do mundo eu ouvi ontem, e é barulho de criança brincando, criança grande, que não choraminga, em dia que não era de aniversário. Isso é importante porque não havia parabéns, e principalmente não havia animadores armados de megafones ou microfones pra infernizar o bairro inteiro.
Por que me encantou tamanhamente? Bem, primeiro me senti encantada, depois fui analisar as razões. Criança é sempre bom, claro, mas não foi isso. Achei animador comprovar que crianças sem dúvida plenamente incluídas na era digital conseguissem brincar tão bem. Até meia-noite, sem um único choro nem palavrão. Sem adultos a orientar. Sem um espaço especialmente pensado para elas, pareciam brincar no corredor de serviço a céu aberto do prédio vizinho. Sem bolo de aniversário... só na base da criatividade.
Um grupo de adultos a festejar não produziria o mesmo efeito. Para início de conversa, adulto não brinca, bebe. Sai a magia, entra o álcool, com os seus vários estágios, leão, macaco, porco, e tal. Adulto já costuma precisar de umas muletas assim. Os pirralhos se divertiam sem parar para beber nem comer. Estava trabalhando e os ouvia. Conviviais, harmoniosos, apesar de já haver pelo timbre e o barulhinho dos saltos uma garota entrando na adolescência. Primos? Talvez.
Nesse dia de Lua Preta, que simboliza renovação, sinto-me alentada que algo tão antigo, singelo e forte siga existindo, e o desejo eterno e generalizado. Que possam renovar dignamente esse mundo. Nesse dia em que vai principiar o ano astrológico do Feng Shui, foi um bom augúrio para a espécie humana que deles tanto carece. Nesse dia Dois de Fevereiro, dia da mãe do mar, de onde todos viemos, peço à mãe d´água, um pouco mãe de todos nós, até quando não carregamos o seu axé, que olhe por seus filhos menores e lhes dê ensinamento, caminho e proteção. Odo Yá!

Nenhum comentário: