Bem-vindo ao Blog do Caminho das Folhas.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

de sambas e dentes

Há pouco saiu na coleção da Folha uma bela homenagem ao sambista Geraldo Pereira. Se você gosta de samba nem que seja um pouco, conhece vários dele até sem saber. Mas o que vem ao caso são as fotos, menos divulgadas que as que vemos habitualmente. Geraldo era um homão de 1m 90 e muito bonito, mas faltavam-lhe dentes. Especifiquemos: tinha os da frente e os primeiros pre-molares. Dos dentes do fundo nada sabemos; e de ambos lados, na maxila, brilha isolado o pre-molar. Nem caninos, nem segundo pre-molar. Curioso é associar o fato à vida de Geraldo e ao que sabemos da importância desses dentes. Mesmo sem caninos, associados à sexualidade, o moço era “pegador”, colecionava mulher. Já o primeiro pre-molar é associado à excreção e à sensação de segurança. Esta bem ou mal lhe veio na cidade grande, em decorrência da sua arte. Tanto que excesso de segurança foi um fator que levou ao óbito (a briga que puxou com Madame Satã). Já as funções excretórias... Bebendo sempre muito e sem dúvida comendo desequilibradamente, Geraldo evacuou sangue durante anos e com a briga ou sem ela, não teria durado muito. O segundo pre-molar duplica, nos dizem, a ressonãncia do primeiro. Tudo recaiu assim nos primeiros pre-molares. Quem sabe o que uma melhor dentição teria trazido à história do samba?
Esse é um dente que alguns ortodontistas adoram arrancar. Recomendo a vocês Biocibernética Bucal (Madras) em que dentistas sensíveis e cuidadosos denunciam esse fato. Pior é na China, onde aceitam arrancar os incisivos centrais de jovens endinheiradas para implantar porcelana, com o pretexto de acabar com o leve prognatismo comum entre orientais. "Fulan fez e a sua vida mudou", conta uma moça de 32 anos a Leslie T. Chang (Garotas da Fábrica, premiado estudo da China industrial). E arranca os seus, mas decide pôr uma ponte no lugar. Os incisivos correspondem à agressividade perante a vida. A vida da moça deveras muda: passou em meses de um apartamento grande no centro para um quitenete na periferia, mas isso sim, perfeitamente zen. E isto se deu há dois ou três anos...
Não arranque nada à toa, peça várias opiniões. A “estética” do ortodontista pode resultar em danos futuros. Pontes fixas normalmente exigem perfurar dente são... que assim, deixa de ser são. Pode ser melhor uma ponte móvel, mesmo. Pesquise: o dente extraído não cresce mais.

Nenhum comentário: